Conseguir crédito imobiliário para sair do aluguel é o sonho de várias famílias em Agudo. Mas para muitos é quase impossível fazer a compra da casa própria à vista e, por isso, os financiamentos são tão procurados. No entanto, aqueles que não sabem como conseguir crédito imobiliário em Agudo – RS, acabam deixando essa oportunidade passar.
Não saber como conseguir crédito imobiliário em Agudo não só pode te impedir de conquistar o imóvel próprio, como também pode te causar inúmeros problemas caso você escolha a opção errada ou caia em pegadinhas financeiras.
Contudo, existem inúmeras técnicas assim como processos que você pode aprender. E que te ajudarão a conseguir seu financiamento imobiliário em Agudo da forma mais tranquila possível.
Seguir o procedimento correto e preencher os pré-requisitos necessários vão garantir que você compre seu imóvel em Agudo e não tenha problemas futuros.
Nesse artigo, além de um passo a passo de como conseguir crédito imobiliário você também irá conhecer os principais fatores que dificultam ser aprovado além de algumas dicas que, se utilizadas, aumentam as suas chances de conquistar crédito imobiliário em Agudo.
Quer aprender mais sobre como você pode conquistar seu novo lar em Agudo – RS com crédito imobiliário? Então continue lendo!
Como conseguir crédito imobiliário em Agudo? Fatores limitantes
Caso você não faça parte do seleto grupo que pode fazer compras grandes à vista em Agudo, ser aprovado em um financiamento é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores oportunidades de conseguir realizar o sonho da casa própria.
Existem dezenas de programas habitacionais de bancos públicos bem como privados e até de construtoras que facilitam a aquisição de um imóvel em Agudo. Contudo, todos eles se baseiam em uma série de critérios que devem ser cumpridos para que você seja aprovado e obtenha o financiamento em RS.
Os bancos não costumam explicar porque recusaram alguém, mas sabemos que alguns fatores dificultam a aprovação de crédito Agudo. A seguir você vai conhecer alguns deles:
1. Ter registro no cadastro de inadimplentes em Agudo
Quem tem o “nome sujo”, ou seja, está inscrito no SERASA ou RSC em Agudo acaba tendo impedimento de ser aprovado. Tendo em vista que, esse fato geralmente indica que a pessoa é uma má pagadora. O mesmo vale para o cônjuge, já que é costume das instituições em Agudo, efetuar pesquisas envolvendo o nome do casal.
Seu nome pode estar negativado por diversos fatores, como ter uma dívida não regularizada com o cartão de crédito em Agudo, assim como por ter emitido um cheque sem fundos, entre outros fatores.
Em alguns casos também acontece de mesmo após quitar a sua dívida em Agudo, seu nome continue inscrito nesses cadastros ou tenha sido colocado por engano. Algo que precisa ser corrigido o quanto antes junto à empresa que colocou seu nome no RSC, para que possa tentar obter seu crédito imobiliário.
2. Possuir outros financiamentos
Você não pode comprometer mais de 30% da sua renda com financiamentos. Isso é uma regra vigente em todo o país. Portanto, se você já possui uma dívida de crédito que chegue perto desse valor deve ficar atento para que a parcela do que está pedindo não ultrapasse o limite. Caso contrário, será difícil ser aprovado em Agudo.
3. Não ter renda compatível com o valor do imóvel desejado em Agudo
Embora cada instituição financeira em Agudo tenha suas próprias regras para aprovar ou não o crédito imobiliário, na maior parte delas a renda é dividida em faixas. E cada faixa tem um limite de valor para o imóvel que pode ser financiado em Agudo usando seu crédito imobiliário.
Caso você escolha um imóvel que não seja compatível com a sua renda será difícil, se não impossível, ter seu financiamento aprovado em Agudo. Você pode verificar qual o valor máximo para a sua situação fazendo uma simulação. Muitas instituições oferecem esse serviço online.
4. Ter um score de crédito negativo
O score de crédito é uma espécie de pontuação dada por empresas como SERASA e RSC, baseada no seu histórico de compras em Agudo, bem como em pagamentos, dívidas e outros fatores e que informa se você é ou não um bom pagador. Nesse score, se você atrasa pagamentos, mesmo que seu nome esteja limpo, sua nota diminui.
Como é de se esperar, sua pontuação é verificada pela instituição financeira em Agudo. E se estiver muito baixa, ela pode interferir diretamente na concessão de crédito.
5. Apresentar problemas com a receita federal ou com o INSS
Muitas pessoas têm pendencias com a Receita Federal e por isso ficam impedidas de conseguir crédito imobiliário em Agudo. E só descobrem isso quando solicitam um financiamento.
Isso ocorre porque elas nem sabem quais problemas podem levar a esse tipo de situação com a Receita Federal em Agudo. Os problemas mais comuns são dívidas em aberto por não pagamento de tributos e também deixar de declarar o imposto de renda por mais de dois anos em Agudo.
No caso de pendencias com o INSS é importante procurar o órgão para identificar bem como resolver o problema o quanto antes para conseguir crédito imobiliário com maior facilidade.
Passo a passo de como conseguir crédito imobiliário em Agudo
Existem basicamente três formas de comprar um imóvel em Agudo atualmente: à vista, por meio de consórcio ou com financiamentos. E está cada vez mais comum que as pessoas recorram a última opção para realizar esse sonho do imóvel próprio em Agudo.
Se esse é o seu caso, mas você não sabe como conseguir crédito imobiliário em Agudo, aqui está um passo a passo para te ajudar. Vamos lá!
1. Entenda o que é crédito imobiliário
O financiamento imobiliário em Agudo é uma espécie de empréstimo que facilita a aquisição de moradia. Ele pode ser utilizado para compra do imóvel pronto, para adquirir um terreno ou para concluir uma construção ou reforma de sua propriedade em Agudo.
Para ser apto a realizar o financiamento o cliente deve atender, a princípio, a algumas características básicas. São elas:
- Comprovar sua renda;
- Ser maior de idade;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- O imóvel escolhido deve ser no município onde o cliente vive a mais de um ano.
- Não ter doenças graves, vício em drogas ou deficiência mental que impeça o discernimento.
2. Escolha o melhor tipo de financiamento para você em Agudo
Existem diversos tipos de financiamentos imobiliários em Agudo que variam de acordo com a instituição que o oferece. Além disso, também é preciso observar os tipos de amortizações existentes. Por isso é importante que você escolha o que melhor se adapte ao seu estilo de vida e bolso para adquirir seu imóvel em Agudo.
Como as opções são muitas em Agudo, preparamos um guia básico com o que você precisa saber sobre o assunto.
Para começar, quando se fala em crédito imobiliário assim como qualquer tipo de financiamento, é difícil não pensar em um banco. Afinal de contas, eles são os principais financiadores do marcado em Agudo.
Os bancos em Agudo oferecem diversas facilidades para a obtenção da casa própria como o uso do FGTS, prazos maiores e até o Programa Casa Verde e Amarela.
No entanto, os prazos maiores também aumentam os juros da aquisição em Agudo. E, além disso, eles também costumam ser muito mais exigentes para a aprovação do financiamento do que a segunda opção da lista, as construtoras em Agudo – RS.
Muitas empresas que trabalham com a construção de imóveis oferecem suas próprias linhas de crédito bem como costumam ser muito flexíveis e menos burocráticas em Agudo. Contudo, os prazos costumam ser bem menores, girando em torno de 60 meses, o que na maioria dos casos não é o suficiente para pagar seu imóvel em RS.
Outro ponto a ser considerado é o processo pelo qual você pretende pagar sua dívida em Agudo. Como cada empresa trabalha com uma ou mais formas de amortização é interessante que você conheça os três principais e escolha o que achar melhor para o seu caso. Aqui estão eles:
Sistema SAC – Sistema de Amortização Constante
Aqui o valor das parcelas diminui com o passar dos anos em Agudo. Nesse caso o valor das parcelas é decrescente porque valor dos juros diminui, já que a dívida fica menor mais rápido. Uma das principais vantagens desse sistema de amortização é que se for possível adiantar quitações o valor das parcelas fica ainda menor.
Sitema Price
Também conhecido como Sistema Francês de Amortização, nele todas as parcelas tem um valor fixo. Seu principal diferencial é, sem dúvidas, a possibilidade de iniciar os pagamentos com valores menores do que nos outros sistemas disponíveis em Agudo.
Sistema SACRE – Sistema de Amortização Crescente
Esse sistema mistura o SAC e o Price em Agudo. Nele o cálculo das prestações é realizado a cada 12 meses e os juros são diminuídos de acordo com a amortização do ano que passou.
Embora a princípio o modelo de amortização price pareça mais vantajoso em Agudo, já que suas primeiras parcelas costumam ser menores, quando consideramos que as parcelas do SAC vão diminuindo, fica evidente que o sistema de amortização constante é mais barato.
Já o modelo de amortização SACRE é uma boa pedida para aqueles que não conseguiram decidir entre os dois outros modelos disponíveis em Agudo. Além disso, quando colocamos os números no papel, na maior parte das vezes o Sistema de Amortização Crescente acaba sendo o com menores juros dos três.
3. Como conseguir crédito imobiliário em Agudo – Veja como está o seu CPF
Como dito anteriormente, os bancos conferem se há algum problema em seu nome antes de oferecer crédito imobiliário em Agudo. Por isso, uma das primeiras coisas a se fazer quando o objetivo é conseguir credito imobiliário é conferir se o seu CPF está com alguma pendência e resolvê-la o mais rápido possível, para que ele volte a ser elegível ao crédito em Agudo. Escolha um imóvel em Agudo
4. Escolha um imóvel em Agudo
É importante que você analise os imóveis que estão no mercado de Agudo, bem como encontre um que atenda às suas necessidades. Mas, não esqueça de mantê-lo dentro do orçamento. Além de ter certeza de que as parcelas da casa escolhida não ultrapassarão 30% da sua renda mensal é bom ficar de olho no valor de entrada exigido em Agudo pelas instituições financiadoras.
1. Como conseguir crédito imobiliário-Faça uma simulação de crédito imobiliário
A maioria das instituições em Agudo oferecem a possibilidade de fazer uma simulação online para o financiamento do valor que você precisa, assim você pode saber previamente quais são os prazos e opções de pagamento de seu crédito imobiliário.
2. Escolha a instituição financeira em Agudo
Pesquise qual a melhor instituição como se a sua vida dependesse disso, porque ela realmente depende!
Encontre a melhor taxa de juros em Agudo e só realmente defina a instituição quando tiver certeza de que está fazendo o melhor negócio possível afinal, você não quer passar os próximos vinte anos pagando algo sem saber se aquela era a melhor opção disponível em Agudo no período da compra.
Além de apenas prestar atenção nas taxas, fique atento também a qualidade do atendimento oferecido pela instituição em RS, já que você pode ter que entrar em contato com a instituição muitas vezes pelos próximos anos. Outra forma de avaliar o banco é na internet, em sites como Reclame Aqui, por exemplo.
É interessante também acompanhar as notícias, já que o mercado imobiliário é constantemente afetado por mudanças políticas e econômicas e por conta disso os juros costumam variar bastante com o tempo. E você pode renegociar suas taxas em Agudo se achar que vale a pena.
3. Como conseguir crédito imobiliário – Procure o banco em RS e faça o pedido
É hora de ir até o banco em Agudo e formalizar o pedido apresentando os documentos solicitados. Tudo que você vai entregar tem a finalidade de comprovar a idoneidade dos vendedores e compradores, além de garantir que o imóvel está regularizado em Agudo e pode ser vendido.
Embora cada instituição em Agudo tenha sua própria lista de documentos, selecionamos alguns deles que serão necessários e que você já pode começar a providenciar, são eles:
DOCUMENTOS DO IMÓVEL
- Cópia do imposto predial em Agudo;
- Cópia da convenção do condomínio em Agudo;
- Certidão de matrícula do imóvel em Agudo.
DOCUMENTOS DO VENDEDOR (pessoa física)
- Cópia do CPF e RG da pessoa e do seu cônjuge;
- Documentos de comprovação do estado civil;
- Alvará judicial;
- Declaração firmada de Venda Ascendente para Descendente.
DOCUMENTOS DO VENDEDOR (pessoa jurídica)
- CRF do FGTS original ou cópia autenticada em Agudo;
- Carta assinada pelos representantes legais da empresa com firma reconhecida em cartório;
- Cópia do Contrato Social;
- Certidão de Débitos Previdenciários (INSS) original ou cópia autenticada;
- Certidão Conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União;
- Cópia do CPF, RG e Declaração de Estado Civil dos Representantes Legais;
- Cópia do Estatuto Social.
SEUS DOCUMENTOS
- Proposta de Financiamento;
- Declaração Pessoal de Saúde;
- Opção de Compra e Venda com assinatura e rubrica do vendedor;
- Cópia do RG e CPF inclusive do cônjuge;
- Documentos para comprovação de Estado Civil;
- Documentos para comprovação de Renda.
4. Aguarde a avaliação de crédito e do imóvel em Agudo
Na primeira análise de crédito a instituição define se os clientes podem seguir para as próximas etapas de obtenção de crédito imobiliário em Agudo. Se tudo estiver certo, a instituição diz qual o valor do financiamento que os clientes podem receber em Agudo para conquistar o imóvel dos sonhos.
Depois disso existe a avaliação do imóvel, realizada por peritos ou engenheiros filiados a instituição financeira em Agudo. Nessa avaliação eles verificam se a propriedade atende aos pré-requisitos e dão a ela um valor a partir de alguns quesitos, como:
- As condições físicas em que o imóvel se encontra em Agudo;
- Sua localização em Agudo;
- Confirmação da área total construída em Agudo;
- Possível fatores de risco na estrutura, infiltrações ou ruídos.
O objetivo da avaliação do imóvel é principalmente dizer se o valor cobrado pelo vendedor é compatível com o valor do mercado e também garantir que o cliente está comprando algo em boas condições em Agudo.
5. Como conseguir crédito imobiliário em Agudo – Aguarde a resposta da instituição
A instituição entrará em contato com você para dizer se o crédito será concedido inteira ou parcialmente em Agudo. Se tudo estiver certo, ela elaborará a minuta do contrato e então tanto o comprador quanto o vendedor devem ir ao banco para assiná-lo.
Depois da assinatura o contrato deve ser registrado em cartório em Agudo. Uma das vias do contrato registrado deve ser entregue a instituição junto com a certidão que atesta a alienação do imóvel.
Esses últimos documentos são conferidos e pronto. O dinheiro é liberado para o vendedor e o pagamento das parcelas é iniciado em Agudo.
7 dicas para aumentar sua chance de obter crédito imobiliário em Agudo
Saber como conseguir o crédito imobiliário é essencial para que você realize seus sonhos em Agudo. Mas talvez você queira aumentar as suas chances, então é bom saber que além dos pré-requisitos já citados existem algumas coisas que você pode fazer para ganhar mais pontos com a instituição em Agudo.
Sabendo disso, separamos a seguir uma lista de ações que podem contribuir para que o seu tão desejado crédito imobiliário em Agudo seja aprovado. Vamos a elas:
1. Abra uma conta no banco que for solicitar o crédito em Agudo
Como você deve saber, normalmente os bancos oferecem juros melhores para os seus clientes, dessa forma é vantajoso que antes de fazer um pedido você tenha acesso a essas taxas de juros especiais em Agudo.
Além disso, tendo uma conta fica mais fácil que a instituição note que você é um bom pagador já que eles têm acesso com mais facilidade as suas movimentações em Agudo, o que aumenta suas chances de ser aprovado para o crédito imobiliário.
2. Como conseguir crédito imobiliário em Agudo – Deposite tudo que ganha
Independentemente de ser no banco em questão ou não, utilize sua conta bancária para provar seus recursos em Agudo. Isso vale para todos, mas deve ser aplicado principalmente a aqueles que geram renda de maneira não formal ou ganham dinheiro algum tipo de trabalho autônomo em Agudo.
Você pode aproveitar seus extratos bancários para comprovar renda e isso garante que você tenha mais chances de conseguir o crédito imobiliário em Agudo – RS.
3. Fique atento a idade
Não se esqueça de pensar com sabedoria nos prazos, já que você não pode ter mais de 80 anos e seis meses da data prevista para a última parcela do financiamento em Agudo.
4. Separe os documentos com antecedência em Agudo
Uma das etapas mais demoradas e complicadas de todo financiamento é a obtenção dos documentos pedidos pelo banco, já que a lista é longa e o processo para conseguir muitos dos papéis é lento junto aos responsáveis por emitir tais documentos em Agudo.
Tanto que, muitas das vezes o processo de obtenção de crédito é perdido devido à demora ou a falta de algum papel solicitado pela empresa.
Como você não quer passar por isso, comece antes a reunir os documentos em Agudo. Embora cada instituição peça coisas diferentes, tudo é muito parecido e se você seguir a lista que já citamos aqui você deve conseguir tudo no prazo determinado.
5. Como conseguir crédito imobiliário em Agudo – Tenha recursos para dar de entrada
O valor que deve ser pago de entrada varia muito em Agudo. Geralmente é de aproximadamente 20% do preço do total do imóvel que você quer comprar, mas não se esqueça que quanto mais você puder dar de entrada melhor, pois assim a taxa de juros e o tempo de parcelamento diminuirão.
Para isso é essencial que você tenha um planejamento financeiro prévio, assim você consegue juntar um bom dinheiro em Agudo e fazer o melhor negócio possível.
6. Aproveite o cadastro positivo em Agudo
Você pode se inscrever no cadastro positivo, um programa oferecido pelo Serasa Experian que permite que as instituições financeiras identifiquem com mais facilidade os bons pagadores em Agudo.
7. Use seu FGTS
Talvez você não saiba, mas pode pedir que o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço seja liberado para a compra de um imóvel em Agudo por meio de crédito imobiliário. Para isso é preciso que sejam atendidos alguns pré-requisitos. São eles:
- Ter pelo menos três anos de carteira assinada em Agudo;
- Não ter nenhum outro financiamento habitacional ativo no seu nome;
- Morar ou trabalhar na cidade onde pretende adquirir o imóvel;
- Não ter uma propriedade na cidade onde você pretende adquirir o imóvel;
Também existem regras sobre o valor máximo da propriedade que você pode comprar em Agudo. Ela varia de acordo com a sua localização e é de R$650 mil reais para a maioria das regiões com exceção dos estados MG, RJ, RS e DF, onde o imóvel pode custar até R$750 mil.
Você pode utilizar o saldo do FGTS para dar entrada, quitar até 80% das parcelas dos próximos 12 meses ou para pagar a amortização do crédito habitacional em Agudo.
Para resgatar esse dinheiro você deve ir até uma agencia da Caixa Econômica Federal levando um documento oficial com foto, o extrato do FGTS, carteira de trabalho e a declaração de imposto de renda ou um documento que prove que você é isento da DIRPF em Agudo.
DICA EXTRA!!!
Se o seu objetivo for comprar um imóvel popular em Agudo, talvez seja uma boa pedida aderir ao Programa Casa Verde e Amarela, que é uma iniciativa do Governo Federal e facilita a aquisição de casas para famílias com renda bruta de até R$ 7 mil reais em Agudo.
Nesse programa existem diversas faixas de crédito imobiliário e quanto menor o salário menor a taxa de juros imobiliário em Agudo. Em alguns casos é possível conseguir até 100% do financiamento e assim não ter que pagar a entrada. Em uma das faixas, inclusive, há a possibilidade de contratar crédito mesmo negativado em Agudo.
Conclusão
Como você pode ver nesse artigo, o crédito imobiliário em Agudo é uma excelente maneira de conquistar a casa própria quando não há a possibilidade de pagamento à vista. Esperamos que depois de ler esse guia você tenha finalmente entendido com conseguir crédito imobiliário e todos os detalhes sobre o assunto.
Não se esqueça de, além de seguir o passo a passo, você deve também aplicar todas as dicas para aumentar suas chances de ser aprovado em Agudo e ficar atento aos cinco pontos citados inicialmente que podem te impedir de alcançar seu objetivo.
Além disso tudo, é importante dizer que caso seu financiamento seja recusado em Agudo, você ainda pode resolver o problema e tentar de novo. Não se aprovado de primeira pode acontecer, mas não é motivo para desistir do sonho da casa própria em Agudo.