Aumentar o Score: veja como conseguir para ter um cartão de crédito

Compartilhar é se importar!

Um grande problema de quem deseja ter um cartão, certamente é aumentar o score, visto que sem isso é praticamente impossível conseguir um limite de crédito razoável.

Mas, a grande questão é que quase ninguém sabe do que se trata de fato essa expressão, já que não é tão difundida, e só nos é apresentada no momento que o cartão é negado.

Se você está passando por essa questão e não sabe mais o que fazer, pode começar a se tranquilizar, pois preparamos este material para te ajudar.

Continue sua leitura até o final, assim saberá o que é o tal score, e como é possível aumentá-lo.

Para início de conversa, o que é aumentar o score?

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre essa palavrinha, até o fatídico momento em que tentou fazer um cartão de crédito e dessa forma ouviu “sinto muito, o score está baixo”.

Nesse momento sua cabeça provavelmente virou um novelo de lã e você não entendeu nada do que a mulher falou, afinal de contas, o que é score?

Entendendo o cartão de crédito

Para que você entenda devemos começar deixando claro como funciona um cartão de crédito, assim será mais fácil explicar o que é o score e como funciona.

Um cartão de crédito é uma espécie de empréstimo que a empresa dispõe, e dessa forma este empréstimo é chamado de limite de crédito.

Este limite possibilita que você faça suas compras para pagar só no próximo mês, e até mesmo em várias parcelas.

Mas, você deve concordar que nenhuma loja vai aceitar receber só no próximo mês, ou então em parcelas, pois isso recebe o nome popular de venda fiada.

Venda fiada é quando você leva o produto para supostamente pagar depois, mas esqueça, pois quase nenhuma empresa aceita realizá-la.

Então, se quase nenhuma empresa aceita vender dessa forma, como funciona o cartão de crédito, visto que só pagamos depois?

Como dissemos, o limite de crédito é um empréstimo, então aquela venda foi paga para a empresa, inicialmente pela empresa do cartão, para que você devolva este valor com juros depois.

É por esta razão que os juros são importantes, pois sem eles a empresa não teria nenhum lucro com este empréstimo.

Tudo bem, agora que entendemos como funcionam as vendas por cartão de crédito, vamos ao que realmente importa: o que é score e o que ele tem a ver com isso?

O limite de crédito é o quanto a empresa aceita te “emprestar”, ou seja, o quanto você pode gastar.

Isto é calculado de acordo com a chance de você pagar, sendo assim, a empresa usa sua renda e seu histórico anterior de compras e pagamentos.

O score é o índice de chance de você pagar, e é através dele que as empresas decidem se você é apto para ter crédito ou não e também o quanto pode receber ].

O que é propriamente o score?

O score é uma ferramenta feita pelos órgãos de controle ao crédito, chamados de Serasa e SPC, que calcula se você é apto a pagar algo ou não, sendo assim feito pelo número do seu CPF.

Esta ferramenta funciona através de uma escala de 0 a 1000, que determina qual a chance do cliente pagar por suas contas nos próximos 12 meses.

Os índices do Serasa Score são:

  • 0 a 300 pontos: chance baixa de pagamento, e risco alto de inadimplência;
  • 300 a 700 pontos: chance média de pagamento, e risco médio de inadimplência;
  • 700 a 1000: chance alta de pagamente, e risco baixo de inadimplência.

Classificamos alguém como inadimplente quando essa pessoa tem dívidas em seu nome, sendo assim, enquanto ela não as paga, fica como inadimplente.

Interpretando o índice, dá para entender que para o Serasa, quanto mais baixo for o score de determinado cliente, certamente menos chance de pagamento ele tem para os próximos 12 meses.

Como o score é calculado?

Talvez você tenha essa dúvida, pois de certa forma realmente não é tão óbvio, visto que se a pessoa não é inadimplente, logo não tem registros do nome dela no Serasa, certo?

Na verdade não é bem assim, sendo que uma pessoa inadimplente não tem necessariamente seu score baixo.

Uma pessoa mais jovem pode vir a ter o score mais baixo, visto que o Serasa entende que esta começou a trabalhar agora e tem menos experiência com contas.

Então, tudo depende de como você está administrando suas finanças, e também do seu perfil como consumidor.

Quanto mais compras você faz, mais seu índice de comprador aumenta, pois entende-se que tem uma boa chance de compra, e seu score aumenta.

Mas, se você não paga estas compras, o Serasa logo fixa que você é um mau pagador, ou seja, suas chances de pagar pelos próximos 12 meses são bem baixas.

Então, basicamente o score é calculado de acordo com seus dados pessoais e histórico como comprador, tendo isso em mente você já consegue ter um norte de como aumentar o seu.

Vale lembrar que sua pontuação de score pode tanto subir, quanto descer, uma vez que tudo depende de como você está administrando suas aquisições.

Outro fator interessante que deve ser levado em consideração, é que quanto mais empréstimos você tiver solicitado, consequentemente mais baixo seu score fica.

A razão disso é que o empréstimo é tido como uma operação para emergências ou casos especiais, sendo assim se a pessoa pede sempre, dá a entender que a vida financeira dela é uma constante emergência.

Dicas para aumentar o score

Agora que você tem o conhecimento necessário sobre score, certamente podemos te mostrar como é possível sair dessa situação.

Com as dicas que vamos apresentar você poderá aumentar o score para dessa forma conseguir finalmente um cartão de crédito com limite satisfatório.

Aproveite as dicas e se atente bem, uma vez que para o que você pretende, elas valem ouro, sendo muito importantes para toda a sua vida financeira.

Continue e dessa forma veja como conseguir aumentar seu score envolve procedimentos que estão bem embaixo do seu nariz!

1. Entenda que dívida não morre sozinha

Muitas pessoas entram em dívidas e relaxam, pois acreditam que depois de um tempo a empresa para a qual elas devem vai se esquecer.

Mas, que empresário, em sã consciência, deixaria para lá o recebimento de algo que ele vendeu?

Fica bem nítido que esta ideia não faz nenhum sentido, mas isto tem uma raiz, visto que essa ideia surgiu há alguns anos atrás, quando o Serasa abria mão de receber por uma dívida depois de 5 anos.

Entretanto não é simplesmente “abria mão de receber”, já que a pessoa não pagava, mas tinha seu nome sujo na praça, não podendo fazer operações de crédito e nem compras complexas.

A primeira coisa que você deve entender ao intencionar aumentar o seu score é que decerto quanto mais tempo você fica sem pagar, mais sua pontuação cai.

A razão para isso é que, como mencionamos anteriormente, o score calcula a sua chance de pagar nos próximos meses, mas concorda que se você tem uma dívida a três anos e não pagou, dificilmente pagará em um?

Por esta razão você deve ter em mente que em hipótese alguma você pode deixar suas dívidas crescendo, pois quanto mais crescem, mais seu score abaixa.

E não pense que isso vale apenas para compras grandes, pois principalmente suas contas comuns do dia a dia, como água, luz, telefone são avaliadas.

Novamente voltamos à reflexão: se você não paga em dia nem as suas contas básicas, sendo assim quem garante que pagará as complementares?

Para aumentar o seu score você deve ter como palavra principal a disciplina, sendo assim, olhar o prazo de vencimento das contas será seu novo hobby.

Fazendo isso, o Serasa entende que você paga suas contas sempre em dia e aumenta seu score com mais rapidez.

2. Não pare de comprar para aumentar o score

Ao receber a notícia que têm o score baixo, várias pessoas se desesperam e prometem não comprar mais nada, uma vez que são vistos como maus pagadores pelo Serasa.

Mas, se você não compra mais nada, como o Serasa calcula sua chance de pagamento? Sem compra não há pagamento, e sem pagamento não há aumento do score, ponto!

A ideia principal aqui é realmente provar para o Serasa que você pode sim pagar por suas contas, e não há nada melhor para isto do que comprar.

Claro que você não vai sair por aí comprando coisas desenfreadamente, pois assim a única coisa que vai conseguir são dívidas e um título de inadimplente, o que só pioraria o caso.

Estamos falando de compras simples, então não precisa comprar uma bolsa de R$ 1000,00, pois uma carteira de R$ 10,00 também se enquadra como compra e aumenta seu score.

Também leve em consideração o que você precisa, pois assim o Serasa entende que você tem uma saúde financeira adequada, pois privilegia o que realmente precisa.

Por “o que você precisa” podemos entender muitas coisas, como alimentos, passeios, contas, internet, que tem tanto valor para o score quanto um carro 0km.

Vale lembrar que estamos querendo dizer que você precisa demonstrar que pode pagar, e claro que um carro 0km aumenta o score, mas você precisa pagá-lo para isso, o que demoraria muito tempo.

O ideal é investir em coisas mais usuais e que você possa pagar em uma única vez, assim seu ritmo de compra e pagamento gira com mais rapidez.

Fazendo compras inteligentes você só aumentará ainda mais o seu score e terá seu cartão de crédito muito antes.

A regrinha decerto é: o que eu preciso e posso pagar o mais rápido possível?

3. Atualizar o cadastro no Serasa é sempre válido

O cadastro do Serasa contém todas as suas informações de comprador e pagador, além de suas informações pessoais também.

Com o passar do tempo esse cadastro é atualizado, mas nem sempre esse tempo é curto, então por muitas vezes seu score está baixo por constar que você tem 18 anos, quando na verdade tem 25.

Além disso, um cadastro desatualizado não consta as compras que você fez e pagou frequentemente, dessa forma sua pontuação não aumenta.

Se você deseja ter um fluxo de pontuação mais rápido, busque sempre manter o seu cadastro mais atualizado possível, assim suas aquisições atuais valerão pontos.

Para atualizar o seu cadastro você deve acessar o portal do consumidor do Serasa neste link: www.serasaconsumidor.com.br, e dessa forma procurar por seu cadastro e atualizar seus dados.

Mas, se você ainda não tiver feito um cadastro, poderá fazê-lo incluindo seus dados pessoais.

Depois de ter um cadastro atualizado no Serasa, suas chances de ter um score aumentado certamente são bem maiores.

Por esta razão, não deixe de fazer isto hoje mesmo, pois certamente vai ser de grande ajuda.

4. Não desista das suas dívidas antigas, pois elas podem te ajudar a aumentar o score

É comum que você se desanime com as dívidas de 4, 5, 10, 15 anos atrás, pois certamente elas reduziram demais o seu score.

Mas, nesse momento você deve ter em mente aquela frase “antes tarde do que nunca”, visto que, tudo bem, você não pagou, mas agora vai pagar!

Para o Serasa é muito mais válido que você pague uma dívida super antiga, do que você a deixar lá, visto que ela já é um tremendo rombo na sua reputação como comprador.

Tentar resolver demonstra que você se importa, e que não descansa enquanto não paga suas contas, e certamente isto conta muitos pontos em seu score.

Um cliente que paga tudo na data certa é bem valoroso, uma vez que é possível entender que ele sempre honrará com seus débitos.

Mas, o Serasa precisa de todos os clientes para que a economia do país gire, pois devemos concordar que não é tão difícil entrar em dívidas.

Já pensou se fôssemos de fato excluir todos os inadimplentes do mercado definitivamente? Pode apostar que a economia ficaria estagnada e muitas empresas certamente iam à falência.

Por isso não tenha vergonha ou pense que o seu pagamento não significará nada, pois significa sim, e muita coisa.

Ao pagar sua dívida você dá à empresa a chance de fazer negócio com você novamente, e isto tem a acrescentar tanto para ela quanto para o país inteiro.

Além disso, depois que você tiver sua dívida quitada, seu nome deixa de ser inadimplente para o Serasa e seus pontos aumentam potencialmente.

Lembre-se sempre que pagar algo é sempre a melhor opção, independentemente das circunstâncias que rondem a situação, seja tempo, necessidade de negociação, ou o que for.

Pagando suas dívidas antigas sua dor de cabeça vai embora e o seu score cresce!

5. Crie um Cadastro Positivo com o Serasa para aumentar o score

O Cadastro Positivo é uma ficha com o Serasa, onde constam todas as contas que estão em seu nome e que foram pagas.

Isto é de grande ajuda para aumentar seu score, pois é como se tivesse uma plaquinha dizendo “olhe aqui, veja as contas que eu pago”, assim o Serasa vê isso e consegue aumentar sua chance de pagador.

Novamente devemos dizer que o quanto você compra e paga tem grande influência no resultado final de seu perfil, então deixar isto bem claro é muito válido.

Mas, vale lembrar que também não adianta nada você pagar uma conta que está em nome de terceiros, pois não consta como um pagamento seu.

Por esta razão, quanto mais contas você puder colocar em seu nome, mais chances você tem, pois cada pagamento consta como sendo seu, e aumenta o seu score.

Sendo assim, aquela conta de luz que está no nome da sua mãe que já é idosa e você paga, pode ser passada para o seu nome, assim seu score aumenta.

Mas, lembre-se que a conta no seu nome significa uma dívida única e exclusiva sua, então tenha o pagamento como prioridade, se não vai criar uma inadimplência e vai abaixar mais ainda sua pontuação de score.

Dica para depois de conseguir o cartão

Com as dicas que demos anteriormente você pode aumentar bem o seu score e certamente conseguir um cartão de crédito.

Mas, é aí que mora o perigo, então tome muito cuidado!

Depois de ter conseguido seu cartão, você certamente deve avaliar bem as opções disponíveis, e sendo assim de forma alguma pegar um que tenha um limite exorbitante.

Muitas vezes estes cartões são uma armadilha para que você entre em dívidas e pague juros, por isso vale escolher aqueles que tenham o limite adequado.

Busque sempre escolher aquele que não tenha um limite superior a 60% do seu salário, assim você consegue pagá-lo e ainda sobra dinheiro.

Mais importante do que ter um cartão de crédito é saber usá-lo de forma saudável, então sempre se atente a isso.

Caso você não se atente, corre o risco de perder o cartão e assim ter que encarar todo esse longo processo novamente, então tome cuidado.

Estas foram as nossas informações sobre como aumentar o score para conseguir um cartão de crédito.

Aproveite-as e siga a risca, dessa forma poderá melhorar seu perfil de pagador e terá muito mais vantagens à sua disposição para usufruir.

Para ter acesso a mais conteúdos de cartão de crédito e aumentar o score continue acompanhando nosso blog.

Compartilhar é se importar!

Participe da discussão

2 comentários

  1. Que dica maravilhosa, pois, comecei a seguir hoje nesse exato momento, e dará certo, tenho certeza. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *